A Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip) pediu a órgãos do governo federal, responsáveis por regulamentar as relações comerciais internacionais, que não aumentem o imposto de importação de pneus de 16% para 35%.
A entidade acredita que o Brasil obtém um mercado aquecido e com muitas possibilidades de crescimento, porém a elevação do imposto de importação dificultaria o desenvolvimento da indústria nacional.
Uma empresa brasileira de pneus de carga e de passeio importados da Ásia divulgou que planeja investir R$ 1,5 bilhão na construção de fábricas em pontos estratégicos do país. Segundo a marca, o Brasil está com o mercado em expansão e com grande potencial de crescimento, pois os custos (produção, logística e tributação) para exportação de fábricas asiáticas já se assemelham aos custos de produção nacional.
O objetivo seria atender ao mercado nacional de reposição, OEM (Original Equipment Manufacturer) e exportar para os Estados Unidos.
Porém, esses investimentos, segundo matéria do site AutoData, só seriam viáveis se o imposto não subir para que os produtos possam ter preços competitivos para venda.
Exigências básicas a serem cumpridas para importação de pneus:
- ter certificação pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro);
- atenção aos impostos relacionados a mercadoria;
- estar atendo a tabela antidumping;
- saber quais os códigos estão relacionados ao produtos (NCMs), entre outros.
Atualmente, por questões ambientais, é proibido importar pneus usados para o Brasil.
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Fonte: AutoData
[ENG]
The National Tire Industry Association (Anip) has asked federal government agencies responsible for regulating international trade relations not to increase the import tax on tires from 16% to 35%.
The organization believes that Brazil has a booming market with many growth opportunities, but raising the import tax would hinder the development of the national industry.
A Brazilian company that produces cargo and passenger tires imported from Asia announced that it plans to invest R$1.5 billion in the construction of factories in strategic locations in the country. According to the brand, Brazil is a growing market with great growth potential since the costs (production, logistics, and taxation) for exporting from Asian factories are already similar to the costs of domestic output.
The objective would be to serve the domestic aftermarket, OEM (Original Equipment Manufacturer), and export to the United States.
However, according to an article on the AutoData website, these investments would only be viable if the tax does not increase so that the products can have competitive sale prices.
Basic requirements to be met for importing tires:
- have certification from the National Institute of Metrology, Quality and Technology (Inmetro);
- pay attention to taxes related to merchandise;
- be aware of the anti-dumping table;
- know which codes are related to the products (NCMs), among others.
Currently, for environmental reasons, it is prohibited to import used tires into Brazil.
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