A China, que se recuperou rapidamente da pandemia da Covid-19, acelerou sua economia com foco em exportações e está pagando altos valores por containers. Isso gerou uma competição global por containers marítimos, afetando a exportação mundial de alimentos e consequentemente o valor das cargas e dos produtos.
Com isso, a Tailândia não consegue embarcar arroz, o Canadá acumula ervilhas e a Índia não tem exportado seu açúcar. O transporte de caixas vazias de volta para a China se tornou tão lucrativo que até mesmo alguns transportadores de soja dos EUA precisam disputar containers para abastecer os compradores asiáticos.
Mesmo não sendo incomum que containers retornem vazios após uma viagem, as transportadoras geralmente tentam reabastecê-los para lucrar com as taxas de envio em ambas as direções. Mas o custo de transportar mercadorias da China para os EUA é quase 10 vezes maior do que na viagem oposta, favorecendo o envio de contêineres vazios em vez de carregados, segundo dados da Freightos.
Alguns compradores de alimentos ao redor do mundo continuam esperando a resolução desse problema, enquanto outros suspenderam totalmente as compras, afirmam operadores do setor. E essa crise tem feito os valores dos alimentos dispararem no mercado internacional.
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