A partir do segundo semestre deste ano, impostos de importação para carros elétricos retornarão para os consumidores brasileiros. O imposto não era aplicado desde 2015. Porém, negociações do governo com representantes da Abeifa, que reúne onze companhias do segmento, apontam para este caminho.
Alíquotas aplicadas sobre modelos híbridos, que variam entre 2 ou 4%, aumentarão a partir da segunda metade de 2023.
Segundo o presidente da Abeifa, João Oliveira, foi proposto para o governo a reimplementação escalonada do imposto. Isso significaria aumento de 2% para veículos elétricos a bateria (BEV), 4% para veículos híbridos (HEV e PHEV) e 7% para veículos híbridos leves 48V (MHEV). Trata-se da alíquota aplicada sobre carros a combustão importados, excluindo os montados em países nos quais o Brasil possui acordos comerciais, como o México e a Argentina.
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Fonte: Mundo Conectado
[ENG]
Electric cars: Import tax should return in the second half
From the second half of this year, import taxes for electric cars will return to Brazilian consumers. The tax has not applied since 2015. However, government negotiations with representatives of Abeifa, which brings together eleven companies in the segment, point in this direction.
Rates applied on hybrid models, which vary between 2 and 4%, will increase from the second half of 2023.
According to the president of Abeifa, João Oliveira, a staggered reimplementation of the tax was proposed to the government. This would mean an increase of 2% for battery electric vehicles (BEV), 4% for hybrid vehicles (HEV and PHEV), and 7% for 48V mild hybrid vehicles (MHEV). This is the rate applied to imported combustion cars, excluding those assembled in countries where Brazil has trade agreements, such as Mexico and Argentina.
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