O Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex) suspendeu novamente a alíquota do imposto de importação aplicado às importações de milho, soja, óleo de soja e farelo de soja. A medida termina no dia 31 de dezembro deste ano.
Em outubro de 2020, a Camex já tinha autorizado a suspensão do imposto para o milho até 31 de março deste ano; e da soja, do óleo bruto e da farinha e pellets até 15 de janeiro, também deste ano. Esperava-se que haveria uma estabilização nas cotações externas e a safra de grãos teria uma produção suficiente, de modo a reequilibrar a relação de preços com as proteínas animais.
Porém, as cotações internacionais aumentaram, pressionando ainda mais os preços internos. Apesar da safra recorde de 109 milhões de toneladas de milho e 135,5 milhões de toneladas de soja, os preços internos seguiram em alta em virtude da forte demanda externa e da manutenção da desvalorização do real frente ao dólar.
Diante desse cenário, o Gecex, responsável por definir as alíquotas dos impostos de importação e exportação, e que faz parte do núcleo executivo do colegiado da Camex, fixou medidas de defesa comercial.
Entenda mais sobre a importação de grãos e outros produtos. Fale com um dos nossos especialistas e aproveite o momento para expandir seus negócios. Clique aqui.






