A Turquia está proibindo a importação de grande parte de resíduos plásticos, após uma investigação do Greenpeace revelar que uma reciclagem britânica foi despejada e deixada para queimar em praias e estradas do país.
O Greenpeace visitou 10 locais na cidade de Adana, em março deste ano. Os investigadores encontraram resíduos, incluindo embalagens de supermercados britânicos em vias navegáveis, praias e montanhas de resíduos ilegais.
Segundo matéria do The Guardian, a Grã-Bretanha exporta mais resíduos de plástico para a Turquia do que qualquer outro país desde que a China proibiu as importações em 2018.
Outros países europeus também exportam para a Turquia o seu lixo. São quase 300 caminhões carregados de resíduos plásticos chegando à Turquia todos os dias, sendo 20 vezes mais do que foi importado em 2016.
O governo turco afirmou a proibição da maioria dos tipos de lixo plástico. Um aviso do ministro do comércio do país, dando em meados de maio, removeu alguns polímeros dos produtos residuais que eles permitiam.
O mercado internacional trabalha com uma gama de produtos, assim como resíduos de plástico entre outros. Porém, é necessário conhecimento dos processos tanto de importação e exportação, como também das normas e exigências locais para que problemas sejam evitados e o negócio seja um sucesso para ambas as partes.
Converse com nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas sobre esse assunto, clique aqui.