A embaixada do Brasil em Washington lançou no dia 29/03, o Guia Como Exportar – Estados Unidos de 2022. A obra tem o objetivo de auxiliar o acesso de empresas brasileiras ao mercado norte-americano. Traz os procedimentos e regras de importação de bens adotados pelo país, além de canais de distribuição e informações sobre a infraestrutura de transporte e comércio exterior.
O texto foi reformulado pela embaixada e pelo Itamaraty, em Brasília, e traz linguagem acessível. Entre seus tópicos, trata das normas técnicas e regulamentos para os produtos, como embalagens e rotulagem, as formas de pagamento e as linhas de financiamento de exportações disponíveis no Brasil.
Segundo o embaixador do Brasil nos EUA, Nestor Forster, o guia faz parte dos esforços para elevar os embarques de produtos brasileiros aos EUA, bem como aumentar o total de empresas envolvidas no comércio exterior.
Para se ter uma ideia, em 2021, os EUA foram o segundo maior destino de exportações brasileiras, depois da China. Foram embarcados US$ 31,1 bilhões em bens – aumento de 45% em relação a 2020. O saldo foi negativo em US$ 8,3 bilhões para o Brasil, mas a corrente de comércio alcançou recorde de US$ 70,5 bilhões.
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Fonte: Poder 360º
[ENG]
Brazilian Embassy launches export guide to the US
The Brazilian embassy in Washington launched 03/29 the How to Export Guide – United States of 2022. The work aims to help Brazilian companies access the North American market. It brings the procedures and rules for importing goods adopted by the country, as well as distribution channels and information on the transport infrastructure and foreign trade.
The text was reformulated by the embassy and Itamaraty in Brasília and uses accessible language. Among its topics, it deals with technical standards and regulations for products, such as packaging and labeling, payment methods, and export financing lines available in Brazil.
According to the Brazilian ambassador to the US, Nestor Forster, the guide is part of efforts to increase shipments of Brazilian products to the US as well as increase the total number of companies involved in foreign trade.
To give you an idea, in 2021, the US was the second-largest destination for Brazilian exports, after China. US$ 31.1 billion in goods were shipped – an increase of 45% compared to 2020. The balance was negative by US$ 8.3 billion for Brazil, but the trade flow reached a record US$ 70.5 billion.
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